Embraer anunciou nesta quarta-feira (25) a venda de seis aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea dos Estados Unidos. Os aviões vão ser usados como reforço das ações militares dos americanos no Afeganistão. A fabricante brasileira já vendeu outros 20 Super Tucanos para os EUA.
A empresa não divulgou o valor da transação e os prazos de entrega, mas informou que o início da produção será imediata e irá ocorrer em Jacksonville, na Flórida. O modelo será produzido em parceria com a Sierra Nevada Corporation.
O anúncio de novo contrato acontece depois da apresentação do modelo em um evento no Novo México, em julho deste ano. Diante da necessidade de compra, a força aérea norte americana convidou empresas para apresentação de desempenho das aeronaves militares.
Em 2014, a Força Aérea norte americana já havia adquirido 20 unidades do modelo da Embraer. O contrato de US$ 428 milhões previa a entrega dos Super Tucanos, manutenção e fornecimento de peças.
O A-29 Super Tucano está em operação no Afeganistão desde o início de 2016. O modelo tem tecnologias em sistemas eletrônicos, eletro-ópticos, infravermelho, laser, sistemas de rádios e capacidade de armamento.
De acordo com a Embraer, o Super Tucano é usado por 13 forças aéreas no mundo e possui mais de 320 mil horas de voo e mais de 40 mil horas de combate.